Liberdade ou As Prisões Modernas

IMG_3165.JPG

Qual sua prisão? O que tira sua liberdade atualmente? Passei o semestre com essas questões em mente. Afinal, um semestre corrido, sem tempo para sair ou ver pessoas, sem tempo para cultivar amizades (as antigas ou começar novas), sem tempo para amores. O mais simples seria pensar que minha prisão é a falta de tempo. Ou, ainda, o que gera tal falta de tempo: a faculdade e o trabalho. Ledo engano…

Em verdade, como posso culpar pela falta de tempo a faculdade da minha vida, com o curso mais fantástico e – por que não? – “tesudo” que já fiz – nem preciso dizer o quanto estudar engenharia química, estar de volta aos laboratórios e com questões de exatas na cabeça me deixam feliz, né? … Como eu dizia, como posso culpar a faculdade pela falta de tempo? Não posso, é o que quero, me faz feliz, tempo bem investido, sabe? Nem posso culpar o trabalho, que me garante o sustento enquanto estudo, mesmo não sendo na área que mais desejo: a da engenharia.

Quais seriam minhas prisões, então? Qual anzol tem me pescado nesses tempos? Duas coisas, eu resumiria: 1- alimentação; 2- celular/Internet. Não sou nada original, né? Exatamente as mesmas coisas que grande parte das pessoas da sociedade atual. Mas deixe que eu me explique:

1- Alimentação: comer sempre foi para mim válvula de escape. Estou cansado? Como para relaxar. Estou estressado, preocupado? Como para relaxar. Estou depressivo, me sentindo só? Como para aliviar o sentimento. Passei este ano de 2014 desfazendo tudo o que tenho feito desde 2011 em termos de alimentação e cuidados com o corpo. Ter voltado a morar com a família também não ajudou, uma vez que sempre há mais opção de comida que somente aquela que você deveria comer – quando se mora só acaba-se comprando só o que é certo.

Para piorar, noto nesses tempos um certo comportamento levemente compulsivo com relação à comida. Chegam esses momentos de estresse e o controle sobre a alimentação some de uma vez. Coisa de louco! É como se eu estivesse até possuído por uma entidade demoníaca que deve ser muito gorda, porque PQP!, vai comer assim lá na China – ou no McDonnald’s.

2- Celular/Internet: olha, eu desde que resolvi desativar meu facebook ano passado (e fiquei uns 6 meses assim), diminuí bastante minha exposição online – bastante mesmo. Expor-me era o que mais me incomodava antigamente. Não é mais. Minha prisão hoje é estar ansioso por qualquer coisa – seja esperando a missa começar, seja numa fila, seja estudando, seja cansado à noite para dormir, seja em qualquer situação, acabo me pegando com o celular na mão. E é sempre o mesmo ritual: abro o whatsapp, abro o email, abro o facebook, abro as mensagens do facebook e abro o Youtube para ver se tem vídeo novo dos canais em que sou inscrito. Tudo para ver se tem alguém ali querendo falar comigo. Tudo para me sentir menos sozinho – e de quebra baixar a ansiedade do momento. Isso tem uma frequência muito alta, sobretudo quando estou em casa, e faz eu perder um tempo grande, principalmente tempo de sono à noite – e quantas vezes já não fiquei ansioso com um email ou mensagem e isso acabou tirando meu sono?

1 e 2 são prisões. Coisas que beiram a compulsão em algumas vezes. Tanto comer quanto pegar o celular me deixam claramente mais calmo. A ausência disso aumenta a ansiedade de forma a mudar até minha respiração. Duas prisões. Duas coisas que preciso vencer se quero atingir meus objetivos.

DESAFIO: Por isso, a partir de amanhã e por todo o período de 2015, vou tomar 1 e 2 como desafios pessoais. Vencer de vez essas duas prisões são metas para 2015 e começam amanhã já, aos poucos, montando a estratégia.

Os posts aqui do blog vão acompanhar esse desafio (e vou até atualizar a página que explica o desafio desse blog, mais tarde). Vencer a dependência na alimentação e vencer o excesso de uso do celular/Internet.

O que eu quero mesmo é retomar a alimentação saudável e a prática de esportes que tinha até 2013, além de virtualmente desligar o wifi do celular (e do iPad e de tudo o mais que me faz me isolar das pessoas e me deixa ansioso. Mais para frente, ao ir atualizando o blog, vou explicando o que estou fazendo para atingir tais metas.

A hora é agora. Não há depois. Se quero atingir minhas metas, não dá para esperar. Desafio aceito. Valendo!🙂

Esse post foi publicado em Alimentação, Caminhando e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

