Por que é tão chato se apaixonar pela pessoa errada!

Sabe aquela sensação de ter encontrado alguém extremamente especial e, quando menos se espera, o tal “especial” parece ter sido usado no contexto errado, pois a pessoa está mais para “especial” (no sentido de “deficiente”)? Ah, bom, detalhes. O que importa agora é discutir por que é tão chato se apaixonar pela pessoa errada. Vou deixar minha opinião abaixo, você pode completar nos comentários se desejar.

Se apaixonar pela pessoa errada é ruim porque criamos expectativas. Acreditamos que estamos diante de alguém bastante especial (no bom sentido da palavra) e acabamos baixando nossas defesas. E quando menos esperamos, paff!!! (onomatopéia!), tomamos aquele tapa na cara e precisamos acordar. Acordar! E um tapa sem defesas sempre dói.

Se apaixonar pela pessoa errada é chato porque nos faz acreditar no Amor. Estou sendo irônico? O fato é que acreditar na realidade (e na fatalidade) do Amor vai contra tudo (tudo?) o que aprendemos na sociedade de hoje. Acreditar no Amor é desejá-lo, é aceitar o sofrimento, aceitar as imperfeições do próprio Amor. Carla Bruni já dizia “L’amour, pas pour moi”. (ouça aqui e veja a letra aqui – em francês e em português).

Se apaixonar pela pessoa errada é reviver nossa ferida anterior, ou até mesmo as anteriores, ao descobrir que o ser amado não se dá conta das coisas em comum que vocês têm, só você mesmo enxerga tais coisas (vide música versão cover por Nouvelle Vague). A Sombra, então, volta a reinar, seja lá qual for a Sombra. O fato é que ela vai voltar para tomar conta e isso é sempre assustador.

Contudo, eu estaria sendo injusto se dissesse que só existem coisas ruins em se apaixonar pela pessoa errada, pois se estivermos abertos, aprendemos. Eu aprendi bastante com uma paixão que me pegou de surpresa e que foi intensa, mas, por ter acontecido com a pessoa errada, passou logo. Aprendi um pouco mais sobre minha Sombra quando ela retornou para se apoderar de mim e dizer as palavras que sempre me machucaram. Agora, ao entendê-la, posso ir além da Sombra e não mais ser incomodado da mesma forma. Aprendi também que alguns dos planos recentes que eu tinha talvez fossem a grande fuga das coisas que me incomodavam. Ao me apaixonar, não quis mais seguir tais planos. E isso me fez repensar meus motivos e encontrar a resposta em uma solidão que começou a ser apagada já no fim do ano passado. Fosse a falta de um amor ou a falta de amigos mais próximos, parece que essa era a razão verdadeira para fugir, e saber disso me trouxe outra questão: fugir me leva aonde quero?

Ou, talvez, por isso mesmo, é que se apaixonar pela pessoa errada é tão chato. Afinal, agora sei dessas coisas todas, mas a pessoa que me inspirou tais respostas não está mais aqui comigo. Ah, do que estou reclamando? Eu descobri muito rápido que estava com a pessoa errada. Tem gente que demora anos!

268 dias já foram. Faltam 97

Anúncios
Esse post foi publicado em Namoro, Relacionamentos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Por que é tão chato se apaixonar pela pessoa errada!

  1. Camila disse:

    Olá! Engraçado… estou para postar no meu blog um texto sobre casamento que fala sobre o medo de amar, entre outras coisas… Penso que não é por usarmos errado nossa capacidade de amar que devemos desistir dela. Mas é mesmo muito, muito difícil entender que não é acreditar no amor que é errado, nós é que tivemos uma experiência negativa, mas precisamos continuar tentando… É como se uma criança colocasse o dedo na tomada, levasse o choque e entendesse que aquela tomada é que era eletrificada, mas ele precisa continuar tentando e colocar o dedo em outras… Claro que os exemplos não são compatíveis, mas os usei exatamente para mostrar como nós ainda temos esta lógica para as experiências da alma, da Vida, que são diferentes de coisas materiais e simples: uma tomada é sempre uma tomada. Mas na vida, um namoro é algo para um, diferente para outro… depende do grau evolutivo de cada um. A Vida é simples, usa dos mesmos mecanismos para ensinar a todos. E ao mesmo tempo complexa, pois juntando tempo, evolução, contexto, etc, cada coisa significa algo para cada um. Como os elementos químicos que são poucos e combinados formam todo o Universo que ainda não conhecemos… Precisamos aprender a ver a Vida como uma tabela periódica, não como uma tomada na parede…
    Bjão!

  2. tomamos aquele tapa na cara e precisamos acordar. Acordar! E um tapa sem defesas sempre dói.
    __

    E te contar, meu amigo.. dói demais!
    Porque acredita que “oin dessa vez tá bom, é a pessoa certa” e suspira atoa, e fica cheio de nhenhenhem’s ..
    E de repente PÁÁÁ (onomatopéia copiada na caruda), a vida de estapeia e mostra que, bom.. não era a pessoa errado.
    O duro é que, você não tem como simplesmente arrancar o que sente de dentro do peito..
    Te resta então viver com o amor certo ..mas pela pessoa errada

  3. luana disse:

    quando agente ser apaixona por uma pessoa agente nei saber mais agente saber quer aquera pessoa quer vc quer fica por lisso agente nei ver mais o quer valer é o amor tei pessoa serta é tbe a pessoa errada mais o quer valer mais é o amor dar pessoa mais tbem só quei vai saber é o tempo é vai dizer isso para nois ser apessoa é serta i tbm o nossa coração é setimedor pq nois não temos culta de ser apaixomda por pessoa quer não valer nada mais só espera mais um pikinho qui nois vai achar um amor maior

  4. Gabriela disse:

    Pra falar a verdade voce sabe que está apaixonada pela pessoa errada,mas não é tão fácil assim não,não é uma coisa que arranca de voce,é uma coisa que se leva tempo pra esquecer,isso acontece,não é uma escolha nossa,quem dera se fosse,mas isso é inevitável,mas também não fique esperando sempre pela pessoa certa,viva sua vida intensamente,e quando for a hora,vai ser isso mesmo ,mas não desperdiçe tempo procurando uma pessoa certa,voce nasceu sozinho e não é impossivel viver sem alguem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s