Foco

É incrível a quantidade de ideias que aparecem todos os dias. Dá vontade de fazer A, de fazer B, de fazer C, D, E… Isso é legal e adoro pôr para fora essa criatividade, faz bem. O problema começa mesmo na hora de colocar todas essas letras em prática, principalmente se A, B, C… forem todas diferentes entre si.

No âmbito profissional, pessoal, estudos e até tempo livre, somos bombardeados com informações, opiniões, conselhos. É tanta coisa de que temos vontade – ou pelo menos eu tenho – de sair fazendo tudo. Quero tempo para estudar outro idioma. Tempo para praticar e me aprofundar ainda mais nos idiomas que eu já sei. Tempo para o mestrado. Tempo para talvez uma outra faculdade. Tempo para brincar com a gata. Tempo para sair. Tempo para o cinema. Tempo para os amigos. Tempo para a família. Tempo para namorar. Tempo para ver os filmes atrasados da minha lista. Tempo para ver todos os episódios de temporadas anteriores das séries que comecei a acompanhar recentemente. Tempo para ver os novos episódios das séries que já acompanhava. Tempo para jogar videogame. Tempo para escrever meu livro de ficção. Tempo para o blog. Tempo para gravar um videocast. Tempo para editar filmes. Tempo para escrever meu livro de não-ficção. Tempo para ler. Tempo para ler outro livro. Tempo para ler HQ. Tempo para praticar piano. Tempo para a terapia. Tempo para malhar e praticar esporte. Tempo para passear. Tempo para viajar. Tempo, tempo, tempo, tempo…

No fim das contas, tempo é o que menos temos. Resultados? Puff! Esses, então, menos ainda. É de longa data que tenho ciência de que coisas feitas sem foco não atingem nenhuma das miras. Sei disso e pratico isso muito bem quando se trata de preparação de aulas, por exemplo. Mas e fora desse contexto? O que falta para aplicar esse conhecimento tão enraizado no dia a dia?

Pois é, boa pergunta. Hora de tomar vergonha na cara e ter foco? Sim, é sim. Falta uma tarefa importante: decidir em que focar.

76 dias já foram. Faltam 289

Anúncios
Esse post foi publicado em Dia a Dia, Mente, Trabalho e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Foco

  1. soueu disse:

    Você conhece a letra da música “Nobre Vagabundo” composta por Márcio Mello, na voz da cantora baiana Daniela Mercury?
    Pois bem, segue abaixo dois trechos da composição:

    “Se tu foges o tempo
    Logo traz ansiedade
    Respirar o amor
    Aspirando liberdade”

    “Tenho a vida doida
    Encabeço o mundo
    Sou ariano torto
    Vivo de amor profundo
    Sou perecível ao tempo
    Vivo por um segundo
    Perdoa meu amor
    Esse Nobre Vagabundo”

    Não estou relacionando o nome da composição a você e quero deixar isso bem explicito, aliás longe de mim ofender alguém que tenho contato apenas através deste blog.
    A letra em si não remete tanto ao que postou, mas algo me chama atenção com o post de hoje, “O FOCO”!!
    Acho que é bem por ai, ao passo que evidencializamos os objetivos na vida, tudo acaba por ficar mais fácil na execução; como planejar uma prática no piano, um jantar ou outing com os amigos, uma balada, uma permissão para saber quem é o outro que se faz presente em sua vida, enfim fazer com que saibamos que o tempo é a solução para tudo em nossa passagem.
    Lembre que, saber em que focar é muito genérico, no entanto precisamos sim focar naquilo que está mais gritante em nosso EU, aquilo que está mais exacerbado no momento, partindo deste princípio não temos mais como perder o foco em nada na vida!!!

  2. Pois é, este tema também é um grande desafio para mim. Concordo com você. Sinto essa vontade de fazer tudo, aí quero resolver tal assunto de uma vez e fazer tudo ao mesmo tempo. Fico confusa e não termino nada. Estou aprendendo, engatinhando, a começar as coisas, dar continuidade e a escolher o que é mais importante. É complicado, mas vale mesmo à pena quando conseguimos! 🙂
    Abraço,
    Camila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s