Importante?

Você já se perguntou quantas vezes negou seu “Eu Jovem” por causa de algo “mais importante”? Tenho me perguntado isso cada vez mais e mais, até porque negar um lado meu é negar a mim mesmo.

A gente nasce, cresce e tudo o mais nessa sociedade que prega o controle, disfarçado de sonhos de consumo, penitência religiosa, democracia, isso só para dar exemplos baixos. Aí você já nasce com a agenda lotada, cresce e a agenda continua cheia.

Não que eu não dê valor para trabalho, estudos, etc. Acredito bastante nisso, principalmente se você sabe o que quer e tem objetivos claros. O problema aqui é o limite: esquecer de seus outros aspectos. Ando descobrindo que negligenciar meu “Eu Jovem” tem sido uma prática constante. Afinal, esse nosso lado emocional pode doer muito. Terminar um namoro e trabalhar, estudar e esquecer que tempo livre existe é uma “receita” boa para esquecer de sentir a dor que o tal término pode trazer.

É interessante comparar nosso “Eu Jovem” (ou “Eu Emocional”) como um bambu que recebe uma corrente d’água em seu centro. A água entra e sai sem problemas. Assim são nossos sentimentos. Eles entram e saem e, enquanto passam por dentro da gente, a gente os sente. Às vezes, contudo, a gente se esforça para ignorar essas emoções que nos perturbam. Isso é como congelar a água que passa pelo bambu. Mas se fazemos isso, fazemos na verdade outras 2 coisas: 1- não permitir nunca que aquele sentimento saia de nós; 2- não deixar espaço para novas emoções. É só mais problema.

Bom… só digo isso porque é exatamente o que fiz ao longo desses últimos 6 anos, evitando pensar no fim de um relacionamento muito importante. Resultado? A água ficou aqui dentro, congelada, e consegui exatamente os 2 efeitos acima mencionados. E agora? O que fazer?

Resta-me aprender a reconectar os 3 EUs, ouvir o “Eu Jovem”, bem como os outros 2. Fácil? Não quando passamos a vida aprendendo a considerar somente o “Eu Lógico”. Essa reconexão pede a redefinição do que é deveras Importante, pede atitude (e até atitudes que parecem “loucura” aos olhos alheios).

Aprendi um exercício que tem me ajudado a deixar os 3 EUs fluindo juntos, trabalhando interligados e em comum acordo. Isso significa um monte de pensamentos outrora estranhos à mente. Significa um monte de questionamentos e ações talvez inesperadas. Significa uma chance de ser eu mesmo e de jogar fora coisas que estão guardadas só ocupando espaço e atrapalhando todo o resto. Pois é, só têm aparecido desafios aqui. Acho que chego lá. =)

42 dias já foram. Faltam 323

Anúncios
Esse post foi publicado em Espírito, Mente e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Importante?

  1. Concordo… negar qualquer parte de nós é negar a nós mesmos… Precisamos, urgentemente, nos auto-conhecer. Só assim iremos progredir!
    Abraço
    Camila

  2. Alana Menk disse:

    vou repetir aqui…
    como vc tem me ajudado com o seu blog!!! ^-^
    É bom ver que as ideias estão clareando pra vc. Não só é bom pq tem me ajudado indiretamente, mas pq isso é um processo tão complicado que são poucos os que tem a coragem de enfrentar.
    Andei enfrentando nos ultimos meses crises parecidas com essas (tirando de congelamento de 6 anos… mas crises pessoais fortes)…primeira coisa foi descongelar a agua interna e começar a viver uma corrente de emoções e todos as inconstancias emocionais q isso gera. Vivia as 4 estações no mesmo dia. E sabe, foi bom não controlar… foi bom viver ao invés de somente sobreviver.
    Fique tranquilo, que depois de toda essa água corrente, vc sairá mt mais refrigerado! É duro, mas aguente e tente curtir os novos sentimentos que virão. Eles servem para nos analisarmos tbm e vermos como reagimos as coisas. É totalmente uma forma de auto-conhecimento.

    Bjins!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s