O que faz as pessoas se apaixonarem? Amor à primeira vista existe?
E se eu dissesse que acredito em atração à primeira vista? E que a gente escolhe por quem se apaixona? Papinho? Não é não.
A gente NÃO escolhe por quem tem atração. Fatores além dos emocionais fazem parte da atração física (tem muita química, literalmente, – ou melhor, bioquímica – envolvida nisso). Mas uma vez que o mecanismo da atração tenha sido ativado, ficamos livres para escolher: apaixonar-se ou não?
Parece simples? Nem!! Muitas vezes isso não é um processo consciente. Às vezes, a gente se apaixona por quem não deveria e não sabe controlar isso.
Mas conforme o tempo passa e vamos ficando mais espertos – experientes – nesse assunto, começamos a controlar essa coisa da paixão. Entramos cautelosos, reconhecendo o terreno, se vemos que dá para pisar firme, liberamos e vamos nos apaixonando cada vez mais, até não ter mais volta. Se vemos que não vai dar certo, recolhemos o sentimento antes que ele apareça de vez e seguimos adiante com nossas vidas.
Pergunta: e quando você se tornou tão expert em segurar o sentimento da paixão que parece que não dá mais para se apaixonar por ninguém? É… isso eu não sei responder. Alguém?
Eu tenho uma coisa com isso… de repente pode ser que aconteça com vc tbm.
Fato é que eu não me apaixono tbm. Não por trauma. Mas é pq eu acho que tenho uma coisa tão intensa e ingenua de amor interiormente que eu acho que não serve pro exterior. Dai não consigo exteriorizar e sentir isso de verdade pq não me sinto confortavel com ninguem.
Não sei se vc é do tipo solitario… mas eu amo sozinha. Não amor platonico, nada disso. Mas, enfim… é isso… acho q deu pra entender. =)
Uau, entendi o que a Alana quis dizer… E eu sei o que o post quis dizer também… ao longo da vida eu consegui detectar certos mecanismos e fiquei mais cautelosa antes de permitir que o sentimento ficasse incontrolável. Mas isso só acontece quando o sentimento é baseado nas circunstâncias, na atração física. Quando é puramente um sentimento, você simplesmente não tem escolha. Mas aí é mais calmo e elevado, não tem os desespero da paixão. Bom, é uma teoria… Eu só acho que o sentimento é um campo ainda pouquíssimo conhecido pelo homem, e imagino que exista algo a mais do que estamso acostumados…
Abraço!